O Livro Dos Mártires
Em memória da devoção e da coragem. O livro dos mártires é um clássico da literatura mundial. O livro reconta a vida, o sofrimento e a morte triunfante dos mártires cristãos da História. Iniciando-se com a história do primeiro mártir - o próprio Jesus Cristo - este relato excepcional traça as raízes da perseguição religiosa. Expõe os casos de mártires famosos como John Wycliffe, John Huss, William Tyndale, Martinho Lutero, Thomas Cranmer e muitos outros. Por que ler esta obra em pleno século 21? Infelizmente, o tema do martírio religioso recusa-se a ser relegado aos arquivos da História. Cristãos em diversos países hoje vivem e defendem a sua fé sob a ameaça de morte. Muitos acabam pagando o preço máximo.
E cada uma dessas mortes suscita uma interrogação na consciência de todo cristão: o que eu faria no seu lugar? A reflexão inspirada pela morte dos mártires pode nos levar ao cerne da nossa fé. Esta nova edição conta com a tradução primorosa de Almiro Pisetta e litogravuras originais de Marcelo Moscheta. Sobre o autor: John Foxe (nascido em 1516, Boston, Lincolnshire, Inglaterra - faleceu em 18 de abril de 1587, Cripplegate, Londres), pregador puritano inglês. Durante a perseguição dos protestantes pela rainha Mary Tudor, exilou-se na Alemanha e na Suíça, onde escreveu a primeira edição de O Livro dos Mártires, obra que moldou a consciência religiosa e política da Inglaterra durante vários séculos.
Amplamente lido, geralmente o livro mais valioso ao lado da Bíblia nas casas dos puritanos ingleses, ajudou a moldar a opinião popular sobre o catolicismo romano por pelo menos um século. O sentimento da população inglesa contra a Espanha, importante na política da época, foi abalado pela descrição da Inquisição no livro. No entanto, tratou principalmente do martírio dos protestantes ingleses do século 14 até o reinado da rainha Maria I no tempo de Foxe.
- Autor: John Foxe